Fundada por Tomás Poppe Toulson em 2022, a ELEX é uma marca portuguesa que cria peças intemporais, minimalistas e sem género, pensadas para sobreviver ao ar do tempo, às tendências e estações.

fotografia de Cristiana Morais

A forma que a marca encontrou de contrariar o consumo rápido, característico desta indústria, foi a criação de uma coleção permanente que inclui produtos de diferentes categorias, pensados para serem usados ao longo de todo o ano. Além da especial atenção aos acabamentos, tingimentos e detalhes, há uma enorme a exigência com a qualidade dos materiais e do corte, que tornam as peças da marca exclusivas e especiais. O nome faz referência à cidade (LX) e o monograma, um sol criado com quatro E’s, de ELEX, é uma alusão à luz que tão bem caracteriza Lisboa. 

“A ideia de lançar a ELEX surge da vontade de ter uma marca própria que me permitisse ter total liberdade criativa – desde o processo de pensar o conceito da marca até ao desenvolvimento do produto. Um dos mais importantes pontos de partida foi a ideia de que a ELEX deveria ser mais do que uma marca de roupa, e que abraçasse interesses além do universo do vestuário, criando uma comunidade feita de diversas áreas, que também refletissem o pulsar da cidade. People, Clothes & Culture – por esta ordem – são os três pilares da ELEX. Interessa-me que a marca tenha como missão a divulgação das pessoas e projetos que sentimos que têm um percurso relevante e estão a desenolver um trabalho interessante e original”, define Tomás Poppe Toulson.

Esta perspetiva, e também uma vertente colaborativa e experimental, fazem com que a ELEX tenha uma forte ligação à música, ao design e arquitetura e à esfera artística. Agora, a marca começa a explorar também a área do lifestyle, com uma primeira coleção de velas de soja natural, o primeiro produto da categoria Objects ELEX. “As velas são um produto transversal. Mais do que objetos de decoração para a casa, as velas podem estar  em restaurantes, hotéis, lojas de decoração. Isto permite-nos ter contacto com outras áreas e inevitavelmente, outras pessoas – parte integrante do core da marca – People”, acrescenta Tomás.